Como os regimes de rotação deste motor são
baixos, pode-se pensar em uma preparação aspirada sem medo de perder
torque em baixa. Vejamos uma que levará a curva de torque a ter um pico
próximo dos 3.000 rpm, ainda bem confortável e baixo.
Um comando
com 272° de duração de abertura de válvulas e levantamento de 10,8 mm pode
ser usado, associado a um coletor de escapamento dimensionado. Pode-se
recorrer a um carburador Weber 45 ou equivalente para a alimentação, caso
o sistema de injeção não tenha sido adquirido com o motor, obtendo
desempenho semelhante.
Mas economia e suavidade de respostas serão
garantidas apenas com a injeção, podendo-se chegar a 13 km/l com motor
original, 10 km/l com essa configuração aspirada e 9 km/l com a
configuração turbo que será fornecida adiante -- tudo para uma direção
tranqüila. Com o carburador não se deve esperar nada além de 10 km/l para
o motor original, 7 km/l aspirado e 6 km/l com turbo, estando tudo muito
bem regulado.
Pode-se observar na tabela de simulação que este
motor responde muito bem a uma preparação aspirada, justamente por ser
projetado para torque em baixa, tendo portanto muita folga para ter seu
rendimento melhorado ainda aspirado. Exatamente por este motivo é que os
regimes de rotação não são tão elevados com esta preparação.
Para
chegar a 250 km/h sem perder as características de força deste motor,
pode-se aliar um turbo à preparação aspirada já dada -- claro que sem o
coletor dimensionado, que será substituído pelo coletor do turbo. Neste
caso, basta usar 0,8 kg/cm2 de pressão e um intercooler, o que
permite continuar com gasolina. O turbo adequado seria um Garret T3 trim
50 A/R 0.82 ou qualquer turbo similar de outro fabricante.
Para
adaptar a injeção a ambas as preparações pode-se optar por um remapeamento
aliado a possível troca dos injetores, ou a alguma eletrônica não
intrusiva de qualidade, como uma injeção adicional e reguladores de ponto.
É possível usar equipamentos lineares, com um pouco de perda da
homogeneidade de funcionamento .
Foram simuladas as 4 preparações, além da configuração
original, todas com o câmbio atual de 5 marchas. Observe aqui a
configuração original, o motor original com turbo a 1 kg/cm2 e
intercooler, e o motor GM 2,4 Família II
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