Cotas de distribuição - comando original

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Cotas de distribuição - comando original

Mensagempor RobertoElias » Dom Nov 27, 2016 6:09 pm

Boa tarde galera. Sou novo no fórum.

Gostaria de saber se alguém possui as cotas do comando de válvulas do chevette.

O que eu sei é que com o passar dos anos cada fase tinha pequenas diferenças mas o mercado de reposição sempre fornece o mesmo para todos os anos, inclusive no catálogo da GM funciona assim. Exceto o chevette SR que utilizava um comando importado(segundo a quatro-rodas), e isso coincide com o catálogo, pois existe um código de polias só para esse comando. Pergunto isso porque tenho um chevette 78 e desde que troquei o comando de válvulas em 2008 o carro nunca foi o mesmo. Sempre sempre dando falta em médias rotações, as vezes dando retorno no carburador ao sair do semáforo, marcha lenta sempre instável. O meu medidor de eficiência de combustão sun sempre fica indicando uma péssima eficiencia. A única coisa que melhorava um pouco era deixar o carburador regulado extremamente rico. Atualmente estou em um processo de troca do dfv228 por um h34, mesmo assim o carro parecia que ia ficar do mesmo.

Nesse mês, eu estava de férias e comecei a dar uma pesquisada em outras possíveis causas, sempre tive sisma com os comandos, porque antes de trocar o carro rodava bem melhor. Caí num assunto chamado "enquadramento de comando" e fala sobre um cruzamento que existe no tempo de abertura das válvulas, geralmente, quando o cilindro 1 está no PMS em tempo de compressão, o cilindro 4 tem a válvula de escape e admissão levemente abertas. No meu, com a polia alinhada certinha com o furo a gaiola, a admissão estava, não tenho comigo aqui em milímetros, mas a de escape estava totalmente em repouso. O mais curioso é que esse comando é um "aplic" e eu tenho outro re eu retirei pq faltou óleo no comando por entupimento da gaiola, marca Sambel, e ele tem a mesma geometria. Para ficar no meu "enquadramento teórico" eu tenho que voltar a polia um dente, e o carro fica melhor. Fica igual a outros chevette que eu tive. Marcha lenta sem chacoalhar, acelera bem. Acredito que se eu voltar o pé de ferro que eu tinha desde novo na caixa o carro também ia ficar bom.

Obs: A minha marca na polia do vira está aferida. Mas tanta precisão não é necessária, porque está dando "um dente de correia" de diferença. A polia também é a correta, digo, as duas que tenho em casa, a numeração dela corresponde à comum, eliminando a possibilidade de ser uma rara polia para comando amaricano.

Não sei porque o meu carro funcionou melhor assim, e eu tenho salvo no meu pc as páginas do antigo "opel hectriebler forum" e deu para ver que apesar de diferenças mínimas entre modelos, todos os carros que a galera de lá mediu segue essa regra das válvulas estarem na mesma fase de abertura no PMS do ciclo de escape.

Esses dois comandos que eu tenho eu comprei em 2007, o original infelizmente joguei fora e com tantas decepções com peças de reposição não duvido de nada...

Se a galera tiver qualquer informação...

E quem tiver o problema parecido com o meu e quiser experimentar voltar o polia do comando um dente, só faça isso se souber mexer nisso, porque se fizer nhaca e seu motor for fora de padrão e for de interferência poder dar bosta. Se melhorar dá um feedback...
RobertoElias
 
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