Acertar Ponto de ignição do Chevette

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Acertar Ponto de ignição do Chevette

Mensagempor wilsesct » Ter Out 29, 2019 11:51 pm

Acertando o Ponto do Chevette, Ponto de ignição.
Bom gente. Partindo para o primeiro "Faça você mesmo" nesse primeiro fórum, com um assunto bastante pedido por praticamente todos os que chegam aqui: como acertar o ponto do motor.

Nada TÃO preciso, para isso, o ideal seria uma pistola de ponto mas, tentarei explicar na medida do possível...

Você vai precisar apenas de uma chave 13mm, uma 19mm pode ser útil, mas não é tão essencial, uma 10mm também, caso precise tirar a capa da correia.

Primeiro passo: posicione a árvore-de-manivelas de forma que o primeiro cilindro esteja em PMS. Para isso, gire a polia do virabrequim com o auxílio de uma chave 19mm OU pelo ventilador da bomba d'água. Verifique se a "seta" do motor aponta para o traço certo da graduação da polia da árvore-de-manivelas (Gasolina = 10ºAPMS / Álcool = 6ºAPMS). Além disso, verificar o alinhamento da polia do comando de válvulas, o furo-guia na polia do comando deve estar apontando para cima. Se esse furo estiver apontando para baixo, dê mais uma volta na polia do virabrequim.

Alinhamento da polia do comando de válvulas:
ponto1.png
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Verificação do ponto de ignição na polia da árvore-de-manivelas:
ponto2.png
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Segundo passo: retire a tampa do distribuidor, soltando as duas travas que a prendem, afrouxe (não retire) com a chave 13mm, o parafuso que prende o distribuidor e alinhe a marcação existente "na borda" do distribuidor, com a marcação que existe na borda do rotor.

ponto3.jpg


Terceiro passo: a partir desse alinhamento do rotor, com o corpo do distribuidor, e com o motor em PMS, cheque a ordem dos cabos de ignição, que devem ser (a partir de onde está apontado o rotor) 1-3-4-2.

Feito isso, a partida deve ser dada normalmente.

SE:

-O motor estiver muito pesado pra virar, o ponto de ignição está muito adiantado. Gire o corpo no distribuidor no sentido anti-horário e tente novamente.
-O motor estiver virando normalmente, mas o carro apresenta dificuldade pra virar, gire o corpo do distribuidor no sentido horário e tente novamente.
-O motor estiver com a capa da correia, e você não tiver afim de tirar a ventoinha, a capa e etc, pode verificar apenas pela marcação do virabrequim e rotor apontando para o primeiro cilindro.
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