Dalee galeraa!
Estou com uma enorme dúvida, tenho um chevas 83 SL, o mecânico disse que meu chevas é motor 1.4 pelo bloco ser azul, de manha ele fica fraco, digo fraco dependendo do morro nem sobe, fica ratiando muito, parece que ta funcionando 3 velas, quando esquenta melhora a acha lenta e o desenvolvimento, mais no asfalto cai muito, chega a pegar 3º, parece caminhão pesado, no doc do meu chevas ta marcando 73 cv, pois ñ fala se é 1.4 ou 1.6,olhei na net a versão 83 saiu com 5 marchas e 1.6, com carburação dupla, o meu comprei com carburação simples, será que foi trocado? será que pode ser essa mudança de carburação que pode ter ficado fraco? Já fiz várias mudanças, olha, coloquei ignição toda nova, distribuidor e tudo,era platinado, troquei os cabos velas pelos supressivos, troquei as velas, fiz uma revisão no carburador ficou caríssimo e nada resolveu, pelo barulho batendo um pouco de valvulas o mecânico falou que estão até soltas, que pode ser? Uma sugestão aeh galera? Eu desconfio que pode ser alguma das válvulas travadas ou trinca no cabeçote, trinca no cabeçote por perder a compressão e ñ ter força e a questão do carburador se tem alguma diferença, são as únicas coisas que ñ mexi. AbraçoO rapazeada!
Olha que peguei na net a respeito.
Em 1980 foi lançado o motor 1.6 a gasolina como opcional para as versões hatch e Marajó, extendendo-se essa opção para toda a linha em 82. Em 83 o motor 1.6 recebeu a opção do álcool e passou a ser standart, o 1.4 nesse ano deixou de estar disponível no mercado brasileiro, sendo produzido apenas para unidades destinadas à exportação. Este motor usou carburador de corpo duplo até 83, a partir de 84 passou a usar carburador simples, que persistiu até 87, quando o motor passou por uma reformulação.
Ficha técnica do motor 1.6/S a gasolina:
Características básicas: Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, quatro tempos, refrigerado a água, duas válvulas por cilindro, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada.
Diâmetro e curso dos cilindros: 82 x 75,7 mm
Cilindrada: 1599 cm³
Ordem de ignição 1-3-4-2
Taxa de Compressão: 8,5:1
Potência máxima: 73 cv ABNT a 5200 rpm
Torque máximo: 12,6 mkgf ABNT a 3200 rpm
Alimentação: Carburador de corpo duplo com o segundo estágio acionado somente em altas rotações.