Sem fiação da buzina

Sem fiação da buzina

Mensagempor ml312j » Qua Set 05, 2012 1:35 am

Ola pessoal, comprei um Chevette 85 a uns 2 meses, mas o antigo dono judiou demais do carro, muito mesmo, vou tentando aos poucos dar mais dignidade ao carro.
Bom gostaria de saber se alguém do fórum sabe o esquema elétrico da buzina, (passo-a-passo), eu achei o rele e onde esta o fusível dele, mas o carro esta com um volante de corsa, e não tem fios no botão de buzina do mesmo, e por fim também não tem fiação que vai pra buzina.
Alguem pode me ajudar...
ml312j
 
Mensagens: 6
Data de registro: Dom Ago 26, 2012 12:20 pm

Re: Sem fiação da buzina

Mensagempor MoTTiN » Qua Set 05, 2012 11:40 pm

ml312j escreveu:Ola pessoal, comprei um Chevette 85 a uns 2 meses, mas o antigo dono judiou demais do carro, muito mesmo, vou tentando aos poucos dar mais dignidade ao carro.
Bom gostaria de saber se alguém do fórum sabe o esquema elétrico da buzina, (passo-a-passo), eu achei o rele e onde esta o fusível dele, mas o carro esta com um volante de corsa, e não tem fios no botão de buzina do mesmo, e por fim também não tem fiação que vai pra buzina.
Alguem pode me ajudar...


Opa, beleza?

Até onde eu sei, o relé da buzina tem 3 fios originalmente:
- Azul Claro com Branco (vai pra buzina lá na cofre do motor)
- Violeta com Branco (vai pra caixa de fusíveis)
- Marrom com Branco (vai pro botão da buzina - positivo)

O negativo (aterramento) é feito na própria carcaça do volante, então o botão fecha o contato positivo e manda o sinal pro relé ativar a buzina.

O que você pode pesquisar é onde fica o negativo da buzina do corsa, pra daí puxar o fio positivo pro contato do botão sem ter perigo de fechar curto-circuito. Não é pra ser nada difícil, pois pro volante só vai um fio.

Espero ter ajudado!

Abraço!
Danilo Mottin
Chevette Azul 1974 - Tentando deixar o visual 100% original > Aqui <
Imagem
Avatar de usuário
MoTTiN
 
Mensagens: 86
Data de registro: Seg Ago 08, 2011 1:21 am
Localização: Quatro Barras

Re: Sem fiação da buzina

Mensagempor ml312j » Qui Set 06, 2012 11:18 pm

Obrigado Mottin, pela força amanha feriado, vou dar uma olhada melhor, na verdade ate o rele eu tinha pesquisado, mas la no volante que eu nao estava entendendo nada, ai o proximo passo comprar a chave de seta, pois a que veio ta eh pendurada
ml312j
 
Mensagens: 6
Data de registro: Dom Ago 26, 2012 12:20 pm

Re: Sem fiação da buzina

Mensagempor ml312j » Sex Set 07, 2012 11:13 pm

ola galera.

Fui dar uma olhada na buzina, tirei a caixa de fusiveis, e segui o fusivel 5, que foi até o rele, lá segui o fio que ia pro cofre do motor, substitui o fio com remendo, coloquei a buzina aterrada na lataria e testei direto na bateria, e fom-fooooo!!!

Segui outro fio que ia pro volante e vi que ele tava rompido, ali nao deu pra trocar o fio, então remendei, coloquei novamente o volante e liguei os fios no botao da buzina, no volante, e ... nada.

Com um fio fiz um teste direto nas costas do rele, atras da caixa de fusiveis, e denovo foooooom, mas nao acionava no volante.

Como sei se o rele ta queimado???

Ta certo o positivo e o negativo entram em contato no botao da buzina pra fechar o circuito???

O negativo do volante do corsa eh aterrado direto na barra de direção, aproveitei e fiz uma gambiarra na chave de seta ate chegar o nova, pelo menos nao fica capenga.

Nao sei postar fotos então nao da pra mostrar o estado deproravel que esta a fiação do carro.
ml312j
 
Mensagens: 6
Data de registro: Dom Ago 26, 2012 12:20 pm

Re: Sem fiação da buzina

Mensagempor MoTTiN » Dom Set 09, 2012 9:54 pm

ml312j escreveu:ola galera.

Fui dar uma olhada na buzina, tirei a caixa de fusiveis, e segui o fusivel 5, que foi até o rele, lá segui o fio que ia pro cofre do motor, substitui o fio com remendo, coloquei a buzina aterrada na lataria e testei direto na bateria, e fom-fooooo!!!

Segui outro fio que ia pro volante e vi que ele tava rompido, ali nao deu pra trocar o fio, então remendei, coloquei novamente o volante e liguei os fios no botao da buzina, no volante, e ... nada.

Com um fio fiz um teste direto nas costas do rele, atras da caixa de fusiveis, e denovo foooooom, mas nao acionava no volante.

Como sei se o rele ta queimado???

Ta certo o positivo e o negativo entram em contato no botao da buzina pra fechar o circuito???

O negativo do volante do corsa eh aterrado direto na barra de direção, aproveitei e fiz uma gambiarra na chave de seta ate chegar o nova, pelo menos nao fica capenga.

Nao sei postar fotos então nao da pra mostrar o estado deproravel que esta a fiação do carro.


Se o aterramento é na barra de direção, então o fio que vem do relé é o positivo pra poder acionar o botão. Pra testar relé é meio chato, melhor levar pra algum elétrico pra ver se não tá queimado. Pelo que você falou, pode ser só isso, pois o fusível tá bom e a fiação também ativa a buzina.

Abraços,
Danilo Mottin
Chevette Azul 1974 - Tentando deixar o visual 100% original > Aqui <
Imagem
Avatar de usuário
MoTTiN
 
Mensagens: 86
Data de registro: Seg Ago 08, 2011 1:21 am
Localização: Quatro Barras

Re: Sem fiação da buzina

Mensagempor ml312j » Seg Set 17, 2012 12:51 am

Prontão tudo resolvido, comprei um rele novo, (R$ 7,00), instalei o mesmo e bi-bii, na verdade eh fom-foom, dei uma volta e vi um amigo e fom-fom, passei proximo do cão que não quis sair do caminho e fom-fom, o cara no estacionamento dando ré sem olhar no retrovisor e fom-fom... Agora ta melhorando.
Proximo passo luzes do painel de instrumentos, nenhuma acende.
Valeu Mottin
ml312j
 
Mensagens: 6
Data de registro: Dom Ago 26, 2012 12:20 pm

Re: Sem fiação da buzina

Mensagempor MoTTiN » Seg Set 17, 2012 11:40 pm

ml312j escreveu:Prontão tudo resolvido, comprei um rele novo, (R$ 7,00), instalei o mesmo e bi-bii, na verdade eh fom-foom, dei uma volta e vi um amigo e fom-fom, passei proximo do cão que não quis sair do caminho e fom-fom, o cara no estacionamento dando ré sem olhar no retrovisor e fom-fom... Agora ta melhorando.
Proximo passo luzes do painel de instrumentos, nenhuma acende.
Valeu Mottin


Opa, que bom que resolveu! Fico feliz em ter ajudado!

As luzes do painel são bem mais simples, pois a própria carcaça do painel faz o papel de negativo, então o fio que vai pras lâmpadas é positivo.

Pra você identificar é fácil se seu chicote for original e não teve muitas alterações!

Procure pelo fio cinza com uma linha preta, esse é o positivo das lâmpadas do painel, aí você liga ele na ponta desse fio:

Imagem

Essa foto mostra como é o fio original das lâmpadas, não tem segredo. Positivo no fio, negativo na carcaça.

Testa lá e avisa se funciona!

Abraços!
Danilo Mottin
Chevette Azul 1974 - Tentando deixar o visual 100% original > Aqui <
Imagem
Avatar de usuário
MoTTiN
 
Mensagens: 86
Data de registro: Seg Ago 08, 2011 1:21 am
Localização: Quatro Barras


Retornar para Chevetteiros Curitiba

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 7 visitantes