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| O caçula 
      da Chevrolet O Kadett da Opel alemã originou em 1973 o Chevette, um sucesso de duas décadas da GM no Brasil |  | 
| A pequena fábrica de Adam Opel começou fazendo 
      máquinas de costura e bicicletas na Alemanha. Era uma empresa familiar que 
      passava de pai para filho. Em 1898 lançou seu primeiro carro, com motor 
      monocilíndrico refrigerado a água. Desde então, não parou 
      mais. | 
|  | A primeira versão do Kadett alemão de quarta geração, idêntica a nosso Chevette 1973. Só que a brasileira saiu seis meses antes | 
| Em 1935 lançava o Olympia, em alusão às 
      olimpíadas de Berlim que seriam realizadas no ano seguinte, com carroceria 
      monobloco, novidade no mercado de automóveis da Alemanha. Dois anos 
      depois, atingia a produção de 80 mil unidades. Em 1936 era lançada a 
      primeira geração do Kadett, equipada com motor de 1,1 litro. O sucesso da série se firmou com a segunda geração, lançada apenas em 1962: um compacto de linhas retas, nas versões de duas e quatro portas. Na terceira, lançada em 1965, tinha motores de 1,1 até 1,9 litro, nas versões sedã de duas e quatro portas, fastback e perua, que se chamava Caravan. | 
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| Na Alemanha houve 
      renovação frontal que nunca chegou ao Brasil (direita). Já a 
      perua A quarta geração foi lançada no 
      Salão de Frankfurt de 1973, na Alemanha -- no Brasil havia chegado seis 
      meses antes, com o nome de Chevette. Foi o caçula da família Opel até o 
      lançamento do primeiro Corsa, em 1982. Os irmãos mais velhos do Kadett 
      (cadete, em alemão) seguiam com nomes de patentes da marinha ou da 
      diplomacia, ou seja, Commodore (comodoro), Admiral (almirante), Käpitan 
      (capitão) e Diplomat (diplomata). Exceção à regra era o Rekord, que deu 
      origem a nosso Opala. | 
| Versão interessante e desconhecida entre nós era o cupê fastback, que serviu de base para o esportivo GT/E |  | 
| O Kadett, a partir da segunda geração, sempre 
      foi o carro de maior sucesso da Opel. Seus concorrentes diretos na Europa 
      eram o VW Golf, o Ford Escort, o Peugeot 304, o Triumph Dolomite e o Fiat 
      124. Para concorrer com modelos menores, como VW Polo e Renault 5, foi 
      lançada em 1975 a versão City, igual à nossa Hatch. O esportivo fastback GT/E tinha concorrentes de peso como o Triumph Dolomite Sprint, o Golf GTI da primeira geração (1976) e o Renault 5 Alpine. Seu desempenho era muito bom e fazia sucesso também nas competições. Foi produzido de 1973 a 1981 na Europa. | 
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| Outra derivação muito 
      curiosa: o Aero, em configuração targa, semi-conversível. O Kadett fazia parte da linha mundial T-Car. 
      Também foram lançados e produzidos no Japão (Isuzu), Inglaterra (Vauxhall 
      Chevette), Austrália (Holden Gemini) e EUA (Chevrolet Chevette e Pontiac 
      T-1000). Havia diferenças regionais de carroceria e motorização (como 
      ocorre hoje com diversos modelos . No Vauxhall o capô
      era fechado, sem grade -- a entrada de ar ficava abaixo do pará-choque. No 
      Japão o Isuzu tinha retrovisores sobre o capô, coisas de lá. No americano 
      as linhas eram mais retas, com versão hatch de três e cinco 
      portas, e algumas versões tinham pneus de faixa branca. |