Mitos e Verdades sobre Chepala 4 Cilindros



A adaptação do motor do Opala 4 cilindros no Chevette e outros da mesma linha repousa sobre alguns mitos, neste artigo desvendaremos esses mitos e daremos uma explicação detalhada de como adaptar esse mostro no Chevette.

1° mito – NÃO É SÓ COLOCAR O MOTOR como muitas pessoas costumam falar, existem uma série de adaptações a serem feitas , realmente existe a possibilidade de simplesmente colocar o motor , porém o resultado é um carro com problemas de cambio , vibrações , vazamentos e baixo desempenho.

2º mito – CAIXA DE OPALA , à mitos de que a caixa de Opala é mais resistente e que a caixa de Chevette não agüenta o motor 151 , puro mito , fazendo as adaptações corretas ela agüenta sim , tanto a 4 marchas como 5 .

3° mito – O CHEVETTE FICA CURTO COM O MOTOR DE OPALA , outro mito , fazendo algumas correções na relação do diferencial fica muito esportivo e gostoso de se dirigir. Para essa correção , basta trocar o diferencial original por um mais elástico , no caso , a troca do 4:10 pelo 3:90 já resulta em bom resultado , ou ainda a troca pelo conjunto todo pelo diferencial do Chevette automático , Dana com relação 3:54 fica muito elástico , porém perde-se um pouco da esportividade ao dirigir . Outra opção é a troca da caixa de cambio 4 marchas pela 5 marchas , não se perde a esportividade e ganha-se na velocidade final. Lembramos que também pode-se utilizar o diferencial do Opala 4cc que tambem tem a relacao 3:54, sendo necessário um Servico de Torno para adaptar o Conjunto de Relacao do Opala 4cc no Diferencial de Chevette caso esta opção seja a escolhida. Uma combinação de algumas dessas dicas é bem interessante , dependendo da finalidade que o carro será usado.

ADAPTAÇÃO

O primeiro passo para a adaptação do motor 151 no Chevette é a retirada do motor original e a caixa de transmissão. Um motor de Opala confiável e revisado resulta em melhor desempenho e menos manutenção posterior.

MOTOR

Com o motor do Opala em mãos o primeiro passo é retirar o Carter , que deve ser trabalhado , pois sem ser retrabalhado enrosca no agregado e barra de direção , assim além do motor não assentar sobre os coxins acarretara no rompimento do Carter e vazamento de óleo .O Carter deve ser rebatido cerca de 3 cm na região curvada antes do bojo do pescador de óleo , na região demarcada da foto. Pode-se também fazer o retrabalho do Carter com o recorte e solda da parte inferior do Carter , terá o mesmo resultado , porém incorre em custos maiores . Ao fazer o retrabalho no Carter deve-se tomar cuidado para que o Carter não pegue na bomba de óleo nem no pescador , pois pode acarretar em má lubrificação e também no rompimento do Carter.



CAIXA DE CÂMBIO

O trabalho na caixa de cambio deve ser feito da seguinte maneira , retira-se a capa seca original do Chevette e no seu lugar deve ser instalada a capa seca do Opala Moderno . Para essa adaptação deve ser usado o rolamento do eixo piloto do Opala Também , para isso retira-se o eixo piloto original da caixa do Chevette e deve ser feito uma nova canaleta para trava do rolamento ( ver imagem ) , que deve ser usado o do Opala , este é mais largo que o do Chevette em aproximadamente 2mm , oferecendo assim uma maior resistência e durabilidade do conjunto .



Com a nova canaleta feita é hora de instalar a capa seca , para isso , deve ser feito um pequeno corte no lado direito da capa seca , para que passe a barra de direção sem enroscar ou promover vibrações no carro . ( Ver imagem )



Antes de instalar o conjunto de transmissão junto ao motor , deve ser feito um pequeno trabalho no garfo de embreagem , que deve ser do Opala também , deve ser desbastado a ponta do garfo onde encaixa o cabo de embreagem , tomando o cuidado de não desbastar muito a ponto de ficar frágil , este trabalho deve ser feito para que o garfo de embreagem não enrosque no túnel do Chevette . Em alguns casos é necessário rebater o local onde o garfo passa no túnel , nestes casos a diferença é muito pequena e a quantia a ser rebatida é pequena .



O colar de embreagem e o funil do rolamento da caixa também devem ser do Opala.



Como tudo a partir da caixa de cambio é do Opala a embreagem a ser usada também deve ser do Opala .

SUPORTES DO MOTOR

Os suportes do motor devem ser alterados também , devem ser deslocados para baixo para que o motor fique um pouco mais alto e não enrosque no agregado , é apenas um leve deslocamento , podendo ser substituído também por arruelas entre os coxins e o motor .



Corte nos lugares indicados e abaixe um pouco os suportes , tomando cuidado de não o fazer em excesso , pois o motor pode ficar muito alto e o capo não fechar.

Os coxins devem ser os originais do Chevette , porém devem ser deslocados para os furos da frente do agregado , que possui 3 furos . ( ver fotos )



Instale os coxins nos furos indicados pelas setas.



Após estas simples adaptações o conjunto de motor e caixa já esta pronto para ser instado no seu Chevette . Com o motor e a caixa no lugar , falta a instalação do radiador , que ser retirado do suporte original e instalado rente ao painel dianteiro , pode ser fixado usando as próprias borrachas de fixação originais do Chevette , basta os do parafusá-las nos suportes do próprio radiador , que também deve ser Original do Chevette ou do Opala 4 cilindros Moderno . Veja como fica na foto abaixo.



Eis o resultado final com a montagem de motor original...


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Com estas dicas, esperamos que vocês fiquem satisfeitos com o resultado.


Roberto Sescato

Marajó 4 cil turbo

Consultor tecnico

Clube Chevetteiros Curitiba