Chevette - Motor
 
O Chevette foi lançado no ano de 1973, com motor 1.4 a gasolina, que foi o primeiro montado no Brasil a ter comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada. No ano de 1980, ele recebeu uma versão a álcool, com ignição eletrônica de série (opcional no modelo a gasolina a partir de 1982).

Motor 1.4 - Bloco Azul

Motor 1.6 - Bloco Vermelho
| Ficha técnica do motor 1.4 a gasolina | |
| Características básicas: | Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 
      quatro tempos, refrigerado a água, duas válvulas por cilindro, comando de 
      válvulas simples no cabeçote acionado por correia 
      dentada. | 
| Diâmetro e curso dos cilindros: | 82 x 66,2 mm | 
| Cilindrada: | 1398 cm³ | 
| Ordem de ignição | 1-3-4-2 | 
| Taxa de Compressão: | 7,8:1 | 
| Potência máxima: | 65 cv SAE* a 5800 rpm | 
| Torque máximo: | 10,3 mkgf SAE a 3000 rpm | 
| Alimentação: | Carburador simples de fluxo 
      descendente. | 
| Ficha técnica do motor 1.4 a álcool | |
| Características 
      básicas: | Dianteiro, 
      longitudinal, quatro cilindros em linha, quatro tempos, refrigerado a 
      água, duas válvulas por cilindro, comando de válvulas simples no cabeçote 
      acionado por correia dentada. | 
| Diâmetro 
      e curso dos cilindros: | 82 
      x 66,2 mm | 
| Cilindrada: | 1398 
      cm³ | 
| Ordem 
      de ignição | 1-3-4-2 | 
| Taxa 
      de Compressão: | 10,5:1 | 
| Potência 
      máxima: | 69 
      cv SAE* a 5800 rpm | 
| Torque 
      máximo: | 10,4 
      mkgf SAE a 3000 rpm | 
| Alimentação: | Carburador 
      de corpo duplo. | 
| Ficha técnica do motor 1.6 a gasolina | |
| Características básicas: | Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 
      quatro tempos, refrigerado a água, duas válvulas por cilindro, comando de 
      válvulas simples no cabeçote acionado por correia 
      dentada. | 
| Diâmetro e curso dos cilindros: | 82 x 75,7 mm | 
| Cilindrada: | 1599 cm³ | 
| Ordem de ignição | 1-3-4-2 | 
| Taxa de Compressão: | 7,8:1 | 
| Potência máxima: | 76 cv SAE* a 5800 rpm | 
| Torque máximo: | 10,8 mkgf SAE a 3600 rpm | 
| Alimentação: | Carburador duplo entre 80 e 83 e carburador simples de 
      fluxo descendente de 84 a 87. | 
| Ficha técnica do motor 1.6 a álcool | |
| Características 
      básicas: | Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, quatro tempos, refrigerado a água, duas válvulas por cilindro, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada. Sistema de Ignição Eletrônica | 
| Diâmetro 
      e curso dos cilindros: | 82,0 x 
      75,7 | 
| Cilindrada: | 1599 
      cm³ | 
| Ordem 
      de ignição | 1-3-4-2 | 
| Taxa 
      de Compressão: | 12,0:1 | 
| Potência 
      máxima: | 72,0 cv a 5600 rpm. | 
| Torque 
      máximo: | (12,3 mkgf) a 3200 rpm | 
| Alimentação: | Carburador de corpo simples e corpo duplo (opcional). | 
Em 1987, o motor 1.6 passou por uma reformulação que incluiu a redução do peso dos pistões em 92g e das bielas em 83g; um novo carburador de corpo duplo com o segundo estágio acionado somente em altas rotações (diferentemente daqueles de 1980 à 1983); e, um novo desenho para o coletor de admissão, o que reduziu a perda de carga dos gases de alimentação. Então, ele passou a ser denominado 1.6/S (já pertencente à linha Chevette 1988).

Motor 1.6/S - Bloco Cinza
| Ficha técnica do motor 1.6/S a álcool | |
| Características básicas: | Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 
      quatro tempos, refrigerado a água, duas válvulas por cilindro, comando de 
      válvulas simples no cabeçote acionado por correia 
      dentada. | 
| Diâmetro e curso dos cilindros: | 82 x 75,7 mm | 
| Cilindrada: | 1599 cm³ | 
| Ordem de ignição: | 1-3-4-2 | 
| Taxa de Compressão: | 12:1 | 
| Potência máxima: | 82 cv ABNT a 5200 rpm | 
| Torque máximo: | 12,8 mkgf ABNT a 3200 rpm | 
| Alimentação: | Carburador de corpo duplo com o segundo estágio acionado 
      somente em altas rotações. | 
| Ficha técnica do motor 1.6/S a gasolina | |
| Características 
      básicas: | Dianteiro, 
      longitudinal, quatro cilindros em linha, quatro tempos, refrigerado a 
      água, duas válvulas por cilindro, comando de válvulas simples no cabeçote 
      acionado por correia dentada. | 
| Diâmetro 
      e curso dos cilindros: | 82 
      x 75,7 mm | 
| Cilindrada: | 1599 
      cm³ | 
| Ordem 
      de ignição | 1-3-4-2 | 
| Taxa 
      de Compressão: | 8,5:1 | 
| Potência 
      máxima: | 73 
      cv ABNT a 5200 rpm | 
| Torque 
      máximo: | 12,6 
      mkgf ABNT a 3200 rpm | 
| Alimentação: | Carburador 
      de corpo duplo com o segundo estágio acionado somente em altas 
      rotações. | 
| Ficha técnica do motor 1.0 a gasolina | |
| Características básicas: | Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 
      quatro tempos, refrigerado a água, duas válvulas por cilindro, comando de 
      válvulas simples no cabeçote acionado por correia 
      dentada. | 
| Diâmetro e curso dos cilindros: | 76x55 mm | 
| Cilindrada: | 998 cm³ | 
| Ordem de ignição | 1-3-4-2 | 
| Taxa de Compressão: | 8,5:1 | 
| Potência máxima: | 50 cv ABNT a 6000 rpm | 
| Torque máximo: | 7,2 mkgf ABNT a 3500 rpm | 
| Alimentação: | Carburador de corpo simples. | 
Observação: A potência dos motores mais antigos, está especificada de acordo com medições que seguiram as normas da SAE (que consideram a potência bruta), enquanto a dos mais novos está especificada de acordo com as normas da ABNT (que consideram a potência líquida). Em média, o valor numérico da potência segundo as normas da ABNT fica entre 25 e 30% menor que o valor da medição SAE.