Chevette - Motor
O Chevette foi lançado no ano de 1973, com motor 1.4 a gasolina, que foi o primeiro montado no Brasil a ter comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada. No ano de 1980, ele recebeu uma versão a álcool, com ignição eletrônica de série (opcional no modelo a gasolina a partir de 1982).
Motor 1.4 - Bloco Azul
Motor 1.6 - Bloco Vermelho
Ficha técnica do motor 1.4 a gasolina | |
Características básicas: |
Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha,
quatro tempos, refrigerado a água, duas válvulas por cilindro, comando de
válvulas simples no cabeçote acionado por correia
dentada. |
Diâmetro e curso dos cilindros: |
82 x 66,2 mm |
Cilindrada: |
1398 cm³ |
Ordem de ignição |
1-3-4-2 |
Taxa de Compressão: |
7,8:1 |
Potência máxima: |
65 cv SAE* a 5800 rpm |
Torque máximo: |
10,3 mkgf SAE a 3000 rpm |
Alimentação: |
Carburador simples de fluxo
descendente. |
Ficha técnica do motor 1.4 a álcool | |
Características
básicas: |
Dianteiro,
longitudinal, quatro cilindros em linha, quatro tempos, refrigerado a
água, duas válvulas por cilindro, comando de válvulas simples no cabeçote
acionado por correia dentada. |
Diâmetro
e curso dos cilindros: |
82
x 66,2 mm |
Cilindrada: |
1398
cm³ |
Ordem
de ignição |
1-3-4-2 |
Taxa
de Compressão: |
10,5:1 |
Potência
máxima: |
69
cv SAE* a 5800 rpm |
Torque
máximo: |
10,4
mkgf SAE a 3000 rpm |
Alimentação: |
Carburador
de corpo duplo. |
Ficha técnica do motor 1.6 a gasolina | |
Características básicas: |
Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha,
quatro tempos, refrigerado a água, duas válvulas por cilindro, comando de
válvulas simples no cabeçote acionado por correia
dentada. |
Diâmetro e curso dos cilindros: |
82 x 75,7 mm |
Cilindrada: |
1599 cm³ |
Ordem de ignição |
1-3-4-2 |
Taxa de Compressão: |
7,8:1 |
Potência máxima: |
76 cv SAE* a 5800 rpm |
Torque máximo: |
10,8 mkgf SAE a 3600 rpm |
Alimentação: |
Carburador duplo entre 80 e 83 e carburador simples de
fluxo descendente de 84 a 87. |
Ficha técnica do motor 1.6 a álcool | |
Características
básicas: |
Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, quatro tempos, refrigerado a água, duas válvulas por cilindro, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada. Sistema de Ignição Eletrônica |
Diâmetro
e curso dos cilindros: |
82,0 x
75,7 |
Cilindrada: |
1599
cm³ |
Ordem
de ignição |
1-3-4-2 |
Taxa
de Compressão: |
12,0:1 |
Potência
máxima: |
72,0 cv a 5600 rpm. |
Torque
máximo: |
(12,3 mkgf) a 3200 rpm |
Alimentação: |
Carburador de corpo simples e corpo duplo (opcional). |
Em 1987, o motor 1.6 passou por uma reformulação que incluiu a redução do peso dos pistões em 92g e das bielas em 83g; um novo carburador de corpo duplo com o segundo estágio acionado somente em altas rotações (diferentemente daqueles de 1980 à 1983); e, um novo desenho para o coletor de admissão, o que reduziu a perda de carga dos gases de alimentação. Então, ele passou a ser denominado 1.6/S (já pertencente à linha Chevette 1988).
Motor 1.6/S - Bloco Cinza
Ficha técnica do motor 1.6/S a álcool | |
Características básicas: |
Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha,
quatro tempos, refrigerado a água, duas válvulas por cilindro, comando de
válvulas simples no cabeçote acionado por correia
dentada. |
Diâmetro e curso dos cilindros: |
82 x 75,7 mm |
Cilindrada: |
1599 cm³ |
Ordem de ignição: |
1-3-4-2 |
Taxa de Compressão: |
12:1 |
Potência máxima: |
82 cv ABNT a 5200 rpm |
Torque máximo: |
12,8 mkgf ABNT a 3200 rpm |
Alimentação: |
Carburador de corpo duplo com o segundo estágio acionado
somente em altas rotações. |
Ficha técnica do motor 1.6/S a gasolina | |
Características
básicas: |
Dianteiro,
longitudinal, quatro cilindros em linha, quatro tempos, refrigerado a
água, duas válvulas por cilindro, comando de válvulas simples no cabeçote
acionado por correia dentada. |
Diâmetro
e curso dos cilindros: |
82
x 75,7 mm |
Cilindrada: |
1599
cm³ |
Ordem
de ignição |
1-3-4-2 |
Taxa
de Compressão: |
8,5:1 |
Potência
máxima: |
73
cv ABNT a 5200 rpm |
Torque
máximo: |
12,6
mkgf ABNT a 3200 rpm |
Alimentação: |
Carburador
de corpo duplo com o segundo estágio acionado somente em altas
rotações. |
Ficha técnica do motor 1.0 a gasolina | |
Características básicas: |
Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha,
quatro tempos, refrigerado a água, duas válvulas por cilindro, comando de
válvulas simples no cabeçote acionado por correia
dentada. |
Diâmetro e curso dos cilindros: |
76x55 mm |
Cilindrada: |
998 cm³ |
Ordem de ignição |
1-3-4-2 |
Taxa de Compressão: |
8,5:1 |
Potência máxima: |
50 cv ABNT a 6000 rpm |
Torque máximo: |
7,2 mkgf ABNT a 3500 rpm |
Alimentação: |
Carburador de corpo simples. |
Observação: A potência dos motores mais antigos, está especificada de acordo com medições que seguiram as normas da SAE (que consideram a potência bruta), enquanto a dos mais novos está especificada de acordo com as normas da ABNT (que consideram a potência líquida). Em média, o valor numérico da potência segundo as normas da ABNT fica entre 25 e 30% menor que o valor da medição SAE.