| Projeto Realizado pela empresa - Turbocar -
      CHEVECTRA 
 
 Projeto  - Objetivo: Fazer um carro com um 0 a
      100 em menos de 5.5 segundos com uma configuração estritamente de rua. 
         FASE I
  O Carro: Chevette Junior, leve e não tem cara de 
      nada, isso é, não assusta as presas.
 Optamos por um Chevette, pois a tração traseira ajuda muito. Este 
      carro já teve motor de Opala 4 cilindros, motor AP 2.0, o que nos deu 
      bastante know how, entretanto para o nosso objetivo precisávamos de algo 
      que respirasse mais.   O Motor:  Motor de Vectra 2.0 16V, Turbo e Intercooler 
      foi a opção. Já com geração de 16V, este motor já tem uma eficiência 
      volumétrica bem melhor que seu antecessor de 8V.
 Primeiramente foi necessário colocar-lo dentro do cofre do 
      motor, uma vez que o tunel do carro já tina sido aberto para receber o 
      Motor AP, esta fase não foi muito trabalhosa, para uma 
      adaptação...
 O 
      motor do Vectra então foi desmontado para conferirmos se tudo estava nos 
      seus devidos lugares. O eixo virabrequim foi retificado, conferindo-se 
      alinhamentos de mancais e de bielas. O motor ficou completamente original, 
      para esta primeira fase. 
  Um coletor de Turbo dimensionado foi confeccionado por Giba Escapamentos, e 
      nosso programinha de cálculo de Turbina pediu para este motor uma Garret 
      T3 com rotor frio Trim 60 e com A/R de descarga .63 e foi isso que 
      encomendamos com o Homero (11 4123-6492) que o nosso fornecedor de 
      Turbinas oficial. Uma válvula de alívio Turbonetics mantêm a pressão do 
      Turbo em 12 psi (0.8 Kg) para os primeiros testes, nosso projeto prevê uma 
      pressão de 18 psi (1.2 Kg). Um intercooler feito sob medida na Fôlego compõe a 
      frente do Bólido. Os Tubos de admissão foram confeccionados sob medida 
      também no Giba Escapamentos. A válvula prioridade (aquela que espirra) é 
      uma HKS e neste caso ela não “ espirra “ , para não dar a dica 
      (lembrem-se, estritamente de rua), os gases são redirecionados para o tubo 
      do filtro de ar, que é um K&N.
  O motor é álcool e usa os bicos do Volvo no lugar dos 
      originais e mais 2 suplementares, monopontos, com uma controladora 
      fabricada pela própria Turbocar/Cavcar.
 Bom, agora precisamos de um câmbio. O do Omega foi escolhido pela 
      facilidade de acoplamento e pela robustez. Uma vez que suporta o Omega de 
      1650 Kg, não será problema em um Chevette de 950 Kg (aferido).  Agora que já temos Motor e Câmbio, vamos aos primeiros testes...O 
      resultado já era o esperado, para termos tração precisamos de um 
      diferencial auto-blocante. Ah, isso deu trabalho!!!! Um de Maverick Dana 
      44 foi completamente adaptado para o carro, o resultado valeu o esforço, 
      agora temos tração. Vide foto de nosso teste para ver que os pneus queimam 
      por igual. Suspensão:
  O sistema de freios também foi modificado, as pinças e discos 
      dianteiros são as do Golf, e os freios traseiros foram substituídos por 
      freios a disco, dando assim confiança e segurança nas retomadas rápidas de 
      velocidade. Os amortecedores também são mais duros.
 A 
      instrumentação é completamente Auto-Meter, com excessão do Medidor de 
      Mistura que é Turbocar/Cavcar, a manopla de câmbio, pedaleiras e o 
      Volante são Momo. Finda a FASE I vamos aos primeiros 
      testes:
  Mostraram um 0 a 100 de 5.98 segundos e 0 a 
      400 metros em 14.62 segundos.
 Estamos quase lá, antes de subirmos a pressão para 1.2 Kg, achamos 
      que ainda conseguiríamos mais tração. Então decidimos por começar a fase 2 
      junto com os ajustes de tração... Fiquem ligados...   [ Fase 2 ] [ Fase 3
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