Projeto Realizado pela empresa - Turbocar -
CHEVECTRA

Projeto - Objetivo: Fazer um carro com um 0 a
100 em menos de 5.5 segundos com uma configuração estritamente de rua.
FASE I
O Carro: Chevette Junior, leve e não tem cara de
nada, isso é, não assusta as presas.
Optamos por um Chevette, pois a tração traseira ajuda muito. Este
carro já teve motor de Opala 4 cilindros, motor AP 2.0, o que nos deu
bastante know how, entretanto para o nosso objetivo precisávamos de algo
que respirasse mais.
O Motor:
Motor de Vectra 2.0 16V, Turbo e Intercooler
foi a opção. Já com geração de 16V, este motor já tem uma eficiência
volumétrica bem melhor que seu antecessor de 8V.
Primeiramente foi necessário colocar-lo dentro do cofre do
motor, uma vez que o tunel do carro já tina sido aberto para receber o
Motor AP, esta fase não foi muito trabalhosa, para uma
adaptação...
O
motor do Vectra então foi desmontado para conferirmos se tudo estava nos
seus devidos lugares. O eixo virabrequim foi retificado, conferindo-se
alinhamentos de mancais e de bielas. O motor ficou completamente original,
para esta primeira fase.
Um coletor de Turbo dimensionado foi confeccionado por Giba Escapamentos, e
nosso programinha de cálculo de Turbina pediu para este motor uma Garret
T3 com rotor frio Trim 60 e com A/R de descarga .63 e foi isso que
encomendamos com o Homero (11 4123-6492) que o nosso fornecedor de
Turbinas oficial. Uma válvula de alívio Turbonetics mantêm a pressão do
Turbo em 12 psi (0.8 Kg) para os primeiros testes, nosso projeto prevê uma
pressão de 18 psi (1.2 Kg). Um intercooler feito sob medida na Fôlego compõe a
frente do Bólido. Os Tubos de admissão foram confeccionados sob medida
também no Giba Escapamentos. A válvula prioridade (aquela que espirra) é
uma HKS e neste caso ela não “ espirra “ , para não dar a dica
(lembrem-se, estritamente de rua), os gases são redirecionados para o tubo
do filtro de ar, que é um K&N.
O motor é álcool e usa os bicos do Volvo no lugar dos
originais e mais 2 suplementares, monopontos, com uma controladora
fabricada pela própria Turbocar/Cavcar.
Bom, agora precisamos de um câmbio. O do Omega foi escolhido pela
facilidade de acoplamento e pela robustez. Uma vez que suporta o Omega de
1650 Kg, não será problema em um Chevette de 950 Kg (aferido).
Agora que já temos Motor e Câmbio, vamos aos primeiros testes...O
resultado já era o esperado, para termos tração precisamos de um
diferencial auto-blocante. Ah, isso deu trabalho!!!! Um de Maverick Dana
44 foi completamente adaptado para o carro, o resultado valeu o esforço,
agora temos tração. Vide foto de nosso teste para ver que os pneus queimam
por igual.
Suspensão:
O sistema de freios também foi modificado, as pinças e discos
dianteiros são as do Golf, e os freios traseiros foram substituídos por
freios a disco, dando assim confiança e segurança nas retomadas rápidas de
velocidade. Os amortecedores também são mais duros.
A
instrumentação é completamente Auto-Meter, com excessão do Medidor de
Mistura que é Turbocar/Cavcar, a manopla de câmbio, pedaleiras e o
Volante são Momo.
Finda a FASE I vamos aos primeiros
testes:
Mostraram um 0 a 100 de 5.98 segundos e 0 a
400 metros em 14.62 segundos.
Estamos quase lá, antes de subirmos a pressão para 1.2 Kg, achamos
que ainda conseguiríamos mais tração. Então decidimos por começar a fase 2
junto com os ajustes de tração...
Fiquem ligados...
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